Raiva e comportamentos agressivos - 13 Mai 13

Faça um pequeno esforço de memória e responda: você conhece alguém cuja descrição combina com o título deste artigo? Ou talvez você mesmo? Um elemento que mudou muito rápido na vida do cineasta David Lynch, o criador da David Lynch Foundation para disseminação da Meditação Transcendental, foi justamente a raiva. Um curto período após ter começado a meditar, David encontrou com sua ex-mulher e ela, muito impressionada, perguntou o que tinha acontecido com ele: “Onde foi parar aquela raiva toda?”

Raiva não é uma doença diagnosticada – nunca ouvi alguém dizer ‘fulano sofre de raiva’, assim como se diz ‘fulano tem problema de depressão.’ No entanto, a raiva é um mal muito presente na vida diária, e todos os dias nos deparamos com ela. Quando não nos outros, em nós mesmos. Uma senhora que vem ao consultório me disse outro dia: “sei que a situação da fulana é difícil, mas não quero perdoar. Tenho muita raiva dela e do que fez pra mim.” E assim a raiva se perpetua, alimentada por nossos pensamentos e sentimentos, pelo não-perdão. Não é por acaso que tantas técnicas, e mesmo religiões, têm o perdão como base fundamental: o perdão é um bálsamo poderoso para quebrar o círculo vicioso da raiva e do ressentimento.
É uma constatação de todos que começam a meditar a rapidez e eficácia da técnica na redução dos comportamentos agressivos, da raiva, da violência de uma forma geral. Índices medidos e monitorados de violência e comportamento antissocial em escolas atestam isso, e todos os dados podem ser encontrados nas centenas de pesquisas que constam do livro Transcendência – Como alcançar a cura e a transformação por meio da meditação, do médico e psiquiatra americano Norman Rosenthal.  

E do que consiste a Meditação Transcendental? De uma técnica mental, que precisa ser aprendida através de um instrutor(a), e praticada duas vezes por dia, por aproximadamente 20 minutos. No aprendizado, o aluno recebe um mantra (um som) e o foco da meditação é justamente nesta vibração sonora. Há outros tipos de meditação, por isso a importância de esclarecer a diferença destas para a MT. O livro também provê informações sobre os demais tipos e suas características. Pesquisas científicas, feitas com mapeamento de funções cerebrais, comprovaram o resultado benéfico da MT sobre os outros tipos, com aumento do que é chamado de ‘coerência’ das ondas cerebrais, um aspecto positivo e relacionado a altos níveis de inteligência e competência. Com o uso da MT, meditadores passam a ter maior coerência mesmo fora do estado meditativo, trazendo o bem estar e melhor performance geral para o dia a dia.
Mesmo que o seu inglês seja macarrônico, entre neste site agora e assista o vídeo das pessoas cujas vidas mudaram com a MT. Veja quem são os famosos que meditam há 15, 30 anos (Paul McCartney, Ellen Degeneres, Clint Eastwood). Clique e se dê 5 minutos! Vai valer a pena! http://www.davidlynchfoundation.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.