Meditação Transcendental - 08 Mai 13

Em 2008, foi através do físico espanhol Joan Roura, diretor para a América Latina da David Lynch Foundation, que consegui chegar até o famoso cineasta americano David Lynch e convida-lo a visitar e palestrar em Porto Alegre, para o ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento. Foi um tremendo sucesso a passagem de David pela cidade e pelo Brasil, pois estava em turnê para falar, não de cinema, mas de Meditação Transcendental, e lançar o livro Em Águas Profundas. Desde então, venho querendo aprender a técnica, mas a oportunidade não pintava.

Há umas três semanas, por acaso, consegui encontrar com Joan no Rio, e ele me presenteou o livro que quero deixar aqui como sugestão: Transcendência – Como alcançar a cura e a transformação por meio da meditação, do médico e psiquiatra americano Norman Rosenthal. Foi ele que, na década de 70, descobriu que algumas pessoas sofriam de depressão sazonal, decorrente da falta de exposição à luz do Sol, e que respondiam muito bem a um tratamento de exposição a uma luz artificial. Na época bem jovem, o médico iniciante foi tachado de tolo pelos colegas, mas persistiu. Hoje a depressão sazonal é um mal reconhecido, diagnosticado e tratado pela técnica que ele desenvolveu.
O livro de Rosenthal apresenta centenas de pesquisas científicas que atestam o resultado do uso da MT em casos de déficit de atenção, hiperatividade, alcoolismo, vícios (cigarro, maconha e outros), depressão, ansiedade. Até mesmo no tratamento de bipolaridade a MT teve resultados excelentes, reduzindo principalmente o pico depressivo, e auxiliando na redução da mania. O livro, apesar das muitas citações a pesquisas desenvolvidas nos Estados Unidos, Alemanha, Canadá e outros países, é de leitura agradável e linguagem fácil.



O entusiasmo de David com a MT – e que o levou a criar a fundação – teve início quando descobriu os maravilhosos efeitos da técnica em escolas de periferia de cidades nos Estados Unidos, onde alunos e professores foram ensinados a meditar. Os índices de violência reduziam após algumas semanas, e as notas subiam. Os pais ligavam para a escola para perguntar o que tinham ensinado aos filhos, pois queriam aprender também: “meu filho não bate mais no irmãozinho, o que vocês ensinaram a ele? Eu também quero!” disse um pai de uma escola de um bairro pobre de San Francisco (Califórnia), considerada a pior do sistema público estadual.
Vou usar os próximos artigos semanais para falar da MT, pelo mesmo motivo que abordo a Terapia Floral, a Psicoterapia Reencarnacionista e outras terapias alternativas: porque desejo disseminar a informação, na esperança de que ela seja o bálsamo e o caminho da cura para aqueles que precisam e buscam. Também sou uma buscadora, e agradeço muito a todas as oportunidades que tenho de aprender e melhorar minha vida, minhas relações e meu trabalho. Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.