Vida em stand by - 14 Fev

Estava conversando por Skype com uma cliente que está morando em Lisboa. Curiosamente, podia me identificar com muitas coisas que ela me contava (nada é por acaso!): o desânimo frente às dificuldades, a cobrança sobre seus resultados nos estudos e mesmo no trabalho, apesar de não estar fácil a situação em alguns países europeus, como todos sabem. Até mesmo pros nativos...

Há momentos em que a vida parece estar em stand by, na espera, literalmente, e a gente sente que nada anda direito. Nossas ações não dão resultado – ou a ansiedade nos leva a crer que não darão – e uma nuvem de desalento cobre o horizonte. Dia após dia a frustração aumenta. Dentro de nós aparecem várias vozes, algumas vezes personificadas (pai, mãe, etc.), outras vezes simplesmente a ‘voz da consciência’, que a título de nos dar apoio e direção, consegue apenas aumentar a culpa e o senso de inadequação para lidar com o cotidiano e seus percalços.
Como numa sopa, o sabor dos ingredientes misturados impede que a gente identifique com clareza cada um deles. Neste quadro emocional, tudo fica misturado e confuso e, ao contrário da nutritiva sopa, nos sentimos esvaziados e sem calor, sem energia. Manter este estado por muito tempo pode levar a uma crise de ansiedade, ou a um quadro depressivo.


Para baixar a velocidade e apaziguar o mental, Black Eyed Susan (Bush Austrália) é excelente, assim como White Chestnut (Bach), que também ajuda na insônia e nos pensamentos repetitivos. Saint Germain e Boa Sorte (Sistema Saint Germain, brasileiro) são boas opções: o primeiro auxilia no quadro depressivo e dá fé e confiança e o segundo, bom, como diz o nome, traz a boa sorte pra perto. Se a confusão for muita, use Rescue (Bach) por uma semana, três vezes ao dia, que a tempestade passa, o equilíbrio volta e os sintomas ficam mais claros.
Mas, atenção com o uso do Rescue! Como o próprio nome esclarece, ele é um floral de resgate e equilíbrio, não deve ser usado sempre. Avalie suas emoções, e use as essências que são realmente indicadas pro seu caso.

Amor e Luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.