Alzheimer e Obesidade - 18 Jun 13

Rosangela Vecchi Bittar, terapeuta floral e pesquisadora carioca, há 10 anos residindo em Recife, lançou dois livros na semana passada em Porto Alegre, em evento promovido pela Artflor, a associação gaúcha dos terapeutas florais. Os temas dos livros, Mal de Alzheimer e obesidade, são recorrentes no cotidiano, e as obras dão excelentes indicações de como tratar suas manifestações à luz da terapia floral.

Rosangela enveredou pela área das terapias complementares após ter perdido a mãe e o sogro para o câncer, quando iniciou um trabalho voluntário dentro do Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Pernambuco. A experiência angariada em centenas de casos – Rosangela trabalhava dentro do Atendimento Oncológico do hospital – levou a autora a elaborar uma pesquisa científica do resultado do uso dos florais nestes pacientes. A autora acompanhava procedimentos, sentada ao lado dos pacientes que faziam quimio e radioterapia, e após conversar e estabelecer um caminho de tratamento com florais, ela mesma fazia e doava as essências aos pacientes: “aquelas pessoas, na maioria, vivem abaixo da linha da pobreza. Não teriam como comprar o floral,” justifica ela.

Rosangela observa que o Mal de Alzheimer é mais comum em pessoas que tem comportamento controlador, dominador, que toda vida gozaram de autonomia e com a doença ficam limitados, “como se precisassem aprender a lição de confiar e viver com outros,” diz. A obesidade é um mal com muitos fatores emocionais, explicou ela, onde a pessoa usa o alimento como uma compensação pela carência. Neste caso, os florais de Saint Germain, Bach e Minas tem ótimo resultado.

Os livros podem ser encontrados na Escola Rapha-El de Terapias Integrativas e Complementares (onde Rosangela ministrou workshop no último final de semana) e tambem na Wicca Centro de Terapias, em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.