Noite escura da alma - 07 Mar

Lia na Zero Hora de hoje a matéria sobre a morte do vocalista e band leader do Charlie Brown Jr., Chorão, encontrado morto em seu apartamento em São Paulo. Não faço o estilo groupie (fã enlouquecida e incondicional), conheço a banda, e só. Mas fiquei muito impressionada com o evidente quadro de esfacelamento emocional e psíquico do rapaz. Sim, 42 anos é rapaz, se considerarmos que a expectativa de vida cresce a cada ano, e muita gente está casando e tendo filhos com 40 anos.

Havia traços de cocaína no apartamento, e muitas garrafas de bebida. Chorão dava sinais de instabilidade e estava paranoico – com medo de estar sendo perseguido, mudava de hotel constantemente. Quando tinha acessos de fúria, quebrava o que via pela frente. Se fosse seu filho, seu sobrinho, o que você faria?
É muito difícil convencer alguém a seguir um tratamento, bem sabem os pais de viciados, e mesmo em nossas famílias, quadros de depressão (bem mais comuns) representam um enorme desafio. Acompanhei de perto a situação de um familiar, a peregrinação por consultórios, a troca de medicamentos. O quadro depressivo era tão profundo que a pessoa simplesmente se deixava levar e usava o que fosse receitado. Se estivesse sozinha, sem ninguém para cuida-la, sabe-se lá o que teria acontecido.

Chorão, morto aos 42 anos

Será que o Chorão estava sozinho na vida? Será que ninguém viu para onde ele estava indo? Vem à mente a “Crônica de uma Morte Anunciada”, do Garcia Márquez. Vem à mente Amy Winehouse. Não se trata de apontar culpados, cada pessoa é responsável pela sua vida e seu aprendizado. Mas também é verdade que podemos ajudar com palavras, com exemplos, com amor. Com chatice explicita, se for o caso: falando, carregando pro médico, pro terapeuta, trazendo opções. Quais?
É claro que vou sugerir as terapias vibracionais! Star of Bethlehem (Bach) é o floral limpa-trauma, para quando vivemos um choque, que pode não estar no plano consciente, pode ter acontecido há muito tempo. Sweet Chestnut (Bach) é a essência que o Dr. Bach chamou de ‘noite escura da alma’, para quando julgamos que não há mais salvação.

Parece simplista sugerir terapia floral para um caso tão complexo como o de Chorão (e similares), mas não se deixe enganar pelo aspecto singelo das essências: elas funcionam, elas limpam aquilo que não se pode ver, equilibram, harmonizam. Abrem espaço para o auto-aprendizado. Dão fé e energia para vencer o abismo. Se você pode acreditar nos anti-depressivos, que precisam de um mínimo de duas semanas para começar a fazer efeito, além de várias tentativas e ajustes, por que não dar duas semanas de chance aos florais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.