Ficou pra amanhã? 20 Dez

Fui conferir alguns jornais de confiança hoje de manhã, pra ver o que estavam dando sobre o fim do mundo. New York Times, Folha de São Paulo, O Clarin (Buenos Aires), El País (Madrid). O único que menciona qualquer coisa é O Clarin, com uma matéria interna sobre os descendentes dos maias, que demandam respeito por seus lugares sagrados, para que possam fazer seus rituais em paz. Nada mais justo.

Que notícias darão amanhã, dia 21 de dezembro de 2012? Posso entender o temor de algumas pessoas sobre esta data, afinal faz décadas que ouvimos falar sobre isso, e nada melhor que um temor cultivado por bastante tempo pra nos tirar do prumo, disso bem sabem todos os que adoeceram ‘do nada’, sem nenhum motivo, mas que internamente alimentaram bichos assustadores e minhocas perniciosas por anos e anos... A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória é uma lição que nos repetem todas as religiões, cada uma a seu modo.
Outro dia me ligou uma cliente que faz terapia de regressão, se dizendo assustada com o fim do mundo. Começou assim: “não fica braba comigo...” e desabafou. Por estas e outras é que percebo que muitas pessoas estão com medo. Um medo todo voltado pra fora, de coisas que vem de fora, de um universo em descontrole, planetas que se alinham causando movimentos de continentes e catástrofes naturais. Ninguém ligou pra dizer que estava com medo de si mesmo, do que estava fazendo com seus pensamentos, emoções e atitudes. E de como isto tudo iria repercutir na sua vida.

Há coisas que podemos controlar, e coisas além de nosso controle. Pelas últimas noticias, parece que não estamos indo muito bem na administração do planeta, nas coisas sobre as quais temos poder de agir. Daí ser natural o medo de que acontecimentos avassaladores nos roubem a vida, a família, o patrimônio, tudo que faz sentido pra nós. Se não agimos com diligência para melhorar nossas vidas e a de nossos semelhantes, nada impede que o universo seja tão irresponsável quanto nós. Afinal, o universo é um espelho.
Mas, graças a uma ordem muito além da nossa compreensão, a vida continuará e teremos novas oportunidades. Graças, novamente, isto não está sob nosso controle, se estivesse eu teria sérias dúvidas, e entraria pro rol dos apavorados. Nossas pequenas mentes e minúsculos egos não tem vez frente ao plano maior que, pleno de amor e esperança, continuará nos apoiando e torcendo pela nossa evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.