Bipolaridade na Psicoterapia Reencarnacionista

Tenho certeza que existem muitas explicações pro termo ‘bipolaridade’ – eu mesma já li várias. Seja no livro do psiquiatra gaúcho Diogo Lara (“Temperamento forte e bipolaridade”), seja nas revistas, como Mente e Cérebro ou Veja, abundam as abordagens sobre o distúrbio, como ocorre, porque ocorre.

Hoje eu trago mais uma, que reflete minha recente experiência com uma cliente de psicoterapia reencarnacionista. O quadro de bipolaridade dela, vamos chamá-la Maria, vem sendo tratado há anos. Quando era jovem, usou medicação. Tem picos de depressão e histórico de bullying na infância. Hoje em dia faz dieta com nutricionista e usa terapia floral.
Pois a Maria (28 anos, dois filhos), conseguiu acessar duas vidas passadas na experiência de regressão – numa era vítima, na outra, era o algoz. Em ambas situações os quadros eram bem dramáticos e de muito sofrimento, tanto físico quanto emocional. Ela fez todo o processo de desligamento daquelas vidas, ficou bem ao final da regressão, e era impressionante observar a mudança no rosto dela, a leveza e a suavidade da expressão, até o olhar tinha mudado. Pedi a ela que se olhasse no espelho, como ela havia chegado e como estava naquele momento. Ela sorriu e concordou, se sentia muito aliviada.

Conversando, chamei-lhe a atenção para os dois polos em que ela tinha oscilado, claramente opostos, em que primeiro sofria nas mãos de um tirano, para em seguida exercer a tirania, inclusive com crueldade. Como estava sintonizada com aquelas duas experiências traumáticas, é muito possível que a bipolaridade da vida atual estivesse relacionada com a alternância de papéis, com grande carga emocional e sofrimento, causando nela o comportamento ora depressivo, ora agressivo, de hoje.

Não tenho dúvida de que ela vai melhorar, e abandonar paulatinamente tanto o papel de vítima quanto a instabilidade que a acompanham há tantos anos. Tenho refletido muito sobre este caso, e quis compartilhar, não só pelo que representou para mim, como terapeuta, mas pelo que pode representar para as pessoas que sofrem deste distúrbio. A clareza da alternância de personalidades da Maria em vidas passadas, tão diametralmente opostas, traz uma nova luz para compreendermos a bipolaridade, a luz da psicoterapia reencarnacionista, com a técnica da regressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.