Cuidadores também precisam de cuidados! 6 Set

 Conversava com uma senhora muito querida, que ligou pra conversarmos sobre o Reiki que eu havia feito pro seu marido. O senhor está depressivo, seu comportamento mudou, naturalmente a família está preocupada. Já conversaram com alguns médicos, e não há um diagnóstico claro.

O Reiki (à distância) me mostrou um campo energético bem fraquinho, normal para uma pessoa nestas condições, mas também muito medo e ansiedade no senhor, que me parecia bastante assustado. Ao final da sessão, já conseguia ver uma luz bem bonita, e um campo energético refeito. Expliquei isto à esposa, mas achei que precisava também falar sobre o comportamento da família.
Seu João (vamos chamá-lo assim) estava assustado com a própria condição, e no ambiente doméstico estava percebendo pessoas assustadas, preocupadas, sem saber como agir. A falta de diagnóstico preciso e a mudança de medicação, que é comum em casos de depressão, estavam deixando todos muito inseguros. É óbvio que esta energia se espalha, e afeta o bem estar das pessoas, da casa, até dos animais.

O desgaste físico, emocional e energético dos cuidadores é um fato conhecido, tanto que há essências florais específicas para eles, como a Alpine Mint Bush (Bush Austrália), que protege e fortalece não só os profissionais da saúde, mas qualquer pessoa que esteja passando por uma situação de doença na família, e tenha responsabilidade pelo bem estar de um doente ou convalescente.
Red Chestnut
 
Outra essência maravilhosa é a Red Chestnut (Bach), que equilibra nosso mental e reduz as preocupações intensas com aqueles que amamos, permitindo que as pessoas vivam suas experiências, compreendendo a extensão de nossa responsabilidade. Também é ótima para pais super-protetores, que entram em pânico cada vez que deixam a criança na escola...

Gentian (Bach) ajuda muito a manter a confiança de que as coisas vão melhorar, de que se tem força e recursos para lidar com a situação. Gentian aumenta a segurança e a fé numa força superior, e possibilita ver nas dificuldades uma oportunidade de aprendizado e evolução.

Enfim, quando cuidamos de outros, precisamos muito mais cuidar de nós mesmos. Um comportamento sereno e confiante transmite ao doente uma mensagem positiva de que tudo está bem, que vai passar, afinal todos em volta estão tranquilos, conversam e convivem com alegria e enfrentam as dificuldades com maturidade. A benção que isto representa para o doente é imensurável, mas é também um lindo aprendizado para todos os envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.